A gama ctrlX CORE é composta por diferentes modelos que variam em termos de desempenho e capacidade. Isso permite uma adaptação precisa às necessidades específicas de cada aplicação. Os modelos ctrlX CORE incluem as variantes CORE X3, COREplus X3, COREplus X5 e COREplus X7, além do ctrlX CORE Drive. Entre as principais diferenças, está a gama de processadores, que vão desde um ARM Quad-Core de 64 bits até um processador Intel Core i7. Destaca-se o modelo CORE Drive, que inclui todas as funcionalidades do CORE X3 em um drive simples ou duplo para servomotores.

EQUINOTEC oferece soluções completas de engenharia, automação e controlo industrial, atuando em diversos setores da indústria. A nossa experiência abrange a execução de projetos personalizados, assistência técnica especializada e a comercialização de componentes industriais para a construção e manutenção de máquinas e equipamentos.

CtrlX é uma plataforma de automação industrial da Bosch Rexroth, que ambiciona revolucionar o panorama da automação industrial, estabelecendo novos padrões para a integração tecnológica de sistemas de controlo. Centralizando-se em hardware com uma arquitetura flexível e escalável, os controladores ctrlX CORE, eliminam as barreiras entre sistemas embebidos modernos e as tradicionais tecnologias de controlo de processos e acionamentos. Esta solução compacta e de alto desempenho, oferece uma base sólida para sistemas de controlo industriais modernos.

A gama ctrlX CORE é composta por diferentes modelos que variam em desempenho e capacidade. Isso permite uma adaptação precisa às necessidades específicas de cada aplicação. Os modelos ctrlX CORE incluem as variantes CORE X3, COREplus X3, COREplus X5 e COREplus X7, e o ctrlX CORE Drive. Entre as principais diferenças, está a gama de processadores, que vão desde um ARM Quad-Core de 64 bits até um processador Intel Core i7. O modelo CORE Drive destaca-se por incluir todas as funcionalidades do CORE X3 em um drive simples ou duplo para servomotores.

A flexibilidade do ctrlX CORE é ampliada pela sua capacidade de integração com módulos de expansão, seja por cartas de input/output ou add-on’s. Também inclui módulos de portas Ethernet, discos de memória adicionais e aceleradores de AI, que adicionam variadas funcionalidades específicas ao sistema. Nos modelos CORE plus, as cartas podem ser aplicadas diretamente no PLC, permitindo uma expansão direta do sistema. Para o CORE X3, o CORE Drive, ou quando o layout do quadro assim o exige, existem vários bus-couplers que permitem a ligação dos cartões de I/O, garantindo modularidade e adaptabilidade às necessidades específicas da aplicação.

O ecossistema ctrlX foi concebido para ser integrado em arquiteturas modernas. Aqui, o controle de máquinas, o OT das soluções MES e SCADA, e o IT das plataformas de dados, IoT e Cloud convergem. Com uma vasta gama de aplicações de software, este ecossistema disponibiliza diversas ferramentas e funcionalidades para responder a todo tipo de necessidades. As aplicações são disponibilizadas de forma granular, proporcionando flexibilidade e escalabilidade, permitindo que os utilizadores invistam apenas nos softwares de que realmente necessitam.

Para além das componentes de PLC e Motion, nas quais a Bosch Rexroth sempre foi uma referência em termos de desempenho, o ctrlX CORE inclui ainda comunicação com máquinas e dispositivos através de protocolos industriais padrão, tais como EtherCAT, PROFINET, Ethernet/IP, Modbus, OPC-UA, MQTT e outros. O desenvolvimento de interfaces do utilizador para HMI, para além das soluções clássicas integradas no PLC, podem ser concebidas por ferramentas impressionantes, tal como WebIQ, iniNET SCADA SERVER, ou por abordagem mais simples, como a componente de Dashboard do Node-Red.

No entanto, é nas ferramentas de transformação digital e no software avançado que o ctrlX se destaca. A recolha de dados de campo pode ser realizada de forma eficiente através da Device Bridge, uma aplicação que permite encaminhar dados entre vários tipos de PLCs, dispositivos de campo, bases de dados (como SQL ou MongoDB) e ferramentas de comunicação (como Kafka ou RabbitMQ). Outra alternativa é o Node-Red, que se revela especialmente flexível para recolher, transformar e enviar dados.

Estas soluções, combinadas com ferramentas de armazenamento e visualização de dados, como o InfluxDB ou a APP “Key Value Database”, transformam os controladores ctrlX Core em poderosos Edge Devices. Além disso, a aplicação “Container Engine” permite utilizar todo tipo de Docker containers, executando funções tradicionalmente associadas a IPC’s.


Os gémeos digitais (ou Digital Twins) são réplicas virtuais de máquinas, processos ou outros sistemas físicos. Eles refletem, com fidelidade temporal relevante, as suas características, estados e comportamentos. Ao integrar dados de sensores e outras fontes, os gémeos digitais permitem monitorizar, correlacionar, analisar e extrapolar o desempenho dos seus equivalentes físicos. Isso facilita a tomada de decisões informadas e a otimização de operações.

Na indústria, os gémeos digitais têm particular utilidade na caracterização dos processos de fabrico ou nos aspectos funcionais dos equipamentos. Nos processos, permitem gerar uma imagem fiel dos indicadores comuns e uma visão mais granular de tudo o que influencia a eficiência e a qualidade. Adicionalmente, permite implementar estratégias de extrapolação ou simulação para prever o impacto de novas configurações, eventos ou receitas nas operações.

Para além dos dados diretamente relacionados com o processo, os equipamentos também geram informações sobre a condição dos seus componentes, como temperatura, vibração, consumo energético, pressões, caudais de fluidos e até ruído sonoro. Quando estes dados são combinados corretamente e complementados por informação relativa ao projeto eletromecânico, é possível criar uma representação digital completa. Isso possibilita alimentar abordagens de manutenção preditiva ou prescritiva.

Além disso, é capaz de dar feedback aos fabricantes e às equipes de projeto através de ferramentas de análise e simulação. Isso contribui para a melhoria contínua do produto. Para que a implementação dessas estratégias seja bem-sucedida e traga resultados impactantes para as empresas, é essencial reunir um conjunto alargado de competências, tanto ao nível das equipes como das soluções de hardware e software.

O ctrlX CORE é particularmente vocacionado para este tipo de soluções, onde é necessário aproximar o OT do IT. Apesar de manter as características de um PLC clássico, programável com as linguagens definidas pela norma IEC 61131-3, o ctrlX CORE oferece capacidades adicionais que lhe permitem funcionar também como um IPC. Essas funcionalidades asseguram a sua integração como componente digital, tornando-o compatível com soluções de digitalização e análise avançada de dados.

Este dispositivo funciona como uma solução flexível de EDGE device, capaz de acumular dados de múltiplos equipamentos. Isso combina funcionalidades de PLC e EDGE em um único dispositivo. Adicionalmente, a gama ctrlX CORE inclui soluções de armazenamento de dados ou aceleradores de AI, garantindo resposta a todo tipo de necessidades na implementação de Gémeos Digitais.

Dentro da complexidade das suas capacidades, o ctrlX CORE recolhe dados do equipamento e de processos industriais através de várias interfaces dedicadas a sensores ou fontes de dados externas. Esta informação é interpretada, transformada, armazenada e processada no próprio equipamento com a ajuda de aplicações de análise dos dados. É igualmente possível adotar abordagens baseadas em inteligência artificial. Toda a informação relevante pode ser disponibilizada aos utilizadores através de diferentes tipos de interfaces, como HMIs clássicas, sistemas SCADA ou outras soluções semelhantes. Essas soluções podem também ser integradas com diversos serviços em cloud, garantindo não só a escalabilidade da solução, mas também funcionalidades essenciais como o acesso remoto seguro e as atualizações OTA (over-the-air).