ROBÓTICA MÓVEL REXROTH

Hoje, mais do que nunca, a movimentação de volumes é uma realidade do dia-a-dia de qualquer empresa. A intralogística moderna exige sistemas flexíveis e seguros, capazes de operar em ambientes partilhados com pessoas. A automação destes processos é uma mais-valia para robustez e eficiência das operações de chão de fábrica, permitindo a movimentação de materiais e minimizando o risco do erro humano.

Os sistemas de transporte autónomos, em particular os AMR (Autonomous Mobile Robots), são uma ferramenta diferenciadora para a indústria moderna. A sua capacidade de responder a uma vasta gama de aplicações, com diferentes exigências ao nível da flexibilidade e modularidade, torna-os particularmente adequados aos desafios da produção atual.

O AMR para a fábrica do futuro: ACTIVE Shuttle

ACTIVE Shuttle

O ACTIVE Shuttle foi desenvolvido pela Bosch Rexroth, de modo a transportar materiais de forma autónoma. Este AMR transporta cargas de até 260 kg e área de 600 x 400 mm2 a velocidades de até 1 m/s de forma robusta, eficiente e totalmente automática, garantindo especificação ESD (Electrostatic Discharge) e equipado com uma plataforma elevatória integrada. É controlado de forma transparente e intuitiva pelo ACTIVE Shuttle Management System (AMS), compatível com a interface standard VDA 5050.

Quanto à gestão de frota, o ACTIVE Fleet Manager (AFM) permite planear trajetórias, identificar e contornar obstáculos, monitorizar cargas e autonomia, e também integrar-se com sistemas MES ou ERP via VDA 5050. Desta maneira, é possível controlar frotas mistas de diferentes fornecedores ou mesmo compatibilizar-se com soluções de gestão de frota externas.

A sua inteligência artificial facilita a integração do robô dentro da infraestrutura, visto que este AMR adapta o seu trajeto aos objetos e obstáculos que possam estar no caminho. Funciona através de navegação natural baseada no ambiente mapeado.

O fluxo de materiais nas instalações de produção modernas é complexo, uma vez que os pontos de utilização são variados e podem encontrar-se distantes entre si. O ACTIVE Shuttle surge como uma solução inovadora para este desafio, eliminando a necessidade de transporte manual de materiais. Graças à sua navegação laser robusta e fiável e deteção de obstáculos em 3D, o ACTIVE Shuttle pode deslocar-se livremente na fábrica sem a necessidade de alterar a infraestrutura existente, automatizando assim o fluxo de materiais e mercadorias.

Cada unidade ACTIVE Shuttle integra um conjunto abrangente de elementos que garantem uma operação segura, eficiente e totalmente conectada ao ambiente industrial. A comunicação é assegurada através de ligação WiFi e IEEE 802.11.ac/a/b/g/n permitindo a interação direta com a infraestrutura de rede. Para além disso, possuí um ecrã tátil que permite a comunicação direta com os operadores na fábrica, facilitando a monitorização e controlo das operações em tempo real, através de uma GUI intuitiva.  

Os scanners laser (PLd) incorporados garantem um funcionamento seguro, detetando obstáculos no percurso e ajustando o movimento do veículo em conformidade. Com a segurança reforçada com um sistema de deteção de objetos em 3D através de duas câmaras estéreo, que permite identificar obstáculos fora do alcance dos scanners laser convencionais.

ROKIT: Intralogística Modular

Com o desenvolvimento do ACTIVE Shuttle, a Bosch Rexroth adquiriu um know-how sólido na aplicação de robótica móvel. Este avanço permitiu à empresa identificar uma necessidade crescente na indústria: a procura por soluções modulares e flexíveis. Os utilizadores procuram cada vez mais desenvolver produtos adaptados às suas necessidades específicas, sem terem de investir grandes recursos ou tempo na criação ou adaptação de equipamentos já existentes no mercado. A resposta a esta necessidade passa por soluções que aliem personalização, eficiência e facilidade de implementação.

O ROKIT Modular desbloqueia novas possibilidades no âmbito da intralogística e robótica móvel. Trata-se de um kit modular de hardware e software projetado para construir AGVs ou AMRs com elevada personalização. Esta solução, integrada no ecossistema ctrlX, é constituída por três componentes: o ROKIT Locator, o ROKIT Navigator e o ROKIT Motor. Estes componentes são responsáveis, respetivamente, pelas funções de localização, navegação e locomoção, permitindo a automatização integral desses processos.

ROKIT Locator

ROKIT Locator

Um dos maiores desafios na automação movel é a capacidade de localização fiável e dinâmica dos veículos, mesmo em ambientes em constante transformação. O ROKIT Locator é um software de localização SLAM que mapeia o espaço e localiza os veículos em tempo real utilizando sensores laser.

Funcionalidades como o “Express Mapping” permitem criar mapas com poucos cliques, enquanto a deteção de alterações ambientais possibilita a atualização automática desses mapas em toda a frota. Além disso, é possível realizar fusão com dados de odometria, realizar calibração automática de sensores e aceder a diagnósticos em tempo real, o que garante uma operação robusta e contínua.

Esta componente, pode ser aplicada em conjunto com os restantes elementos ROKIT, ou de forma individual, em equipamentos robóticos com outras tecnologias de navegação e motorização, ou mesmo em soluções não robotizadas para a localização de veículos. Podendo por exemplo ser utlizado em veículos logísticos (como empilhadores) para monitorizar as suas rotas e ações, combinando isso com sensores para identificar os movimentos das cargas.

ROKIT Navigator

Para navegar através do espaço mapeado pelo ROKIT Locator, existe a componente ROKIT Navigator, que utiliza os dados do mapeamento para transmitir ao controlador dos motores as instruções relativas à direção e à velocidade, de modo a completar as missões comandadas pela gestão de frota.

É capaz de adaptar a navegação às condições reais, evitar obstáculos, otimizar os trajetos, permitindo um planeamento de movimento avançado e flexível. Integra o padrão VDA 5050 para comunicação com sistemas de gestão de frotas, facilitando a integração rápida com sensores adicionais e outros sistemas de localização.

Além disso, permite o desenvolvimento de soluções com diferentes arquiteturas de locomoção, como configurações diferenciais, Ackermann, omnidirecionais, entre outras.

ROKIT Motor

Para completar o sistema, a Bosch Rexroth desenvolveu ainda o ROKIT Motor, um módulo de tração tudo-em-um que se destaca pela sua integração. Inclui, roda, motor, redutor, travão, encoder e controlador incorporando com segurança funcional através de EtherCAT e cumprindo os requisitos dos níveis de segurança PLd/SIL2.

A sua arquitetura plug-and-drive reduz o esforço de instalação, minimiza a cablagem e simplifica a manutenção. Simultaneamente, assegura um desempenho de alto nível com velocidades até 2 m/s e binário nominal de 30 Nm (com picos de até 70 Nm).

Com um design robusto, proteção IP54 e uma vida útil estimada de 95.000 km, o ROKIT Motor adapta-se facilmente a diferentes veículos, incluindo aqueles alimentados por baterias, e integra-se na perfeição com o ecossistema ctrlX AUTOMATION.

Conclusão

Estes componentes podem conjugar-se livremente, dando origem à denominação ROKIT, que permite customizar soluções com base em módulos interoperáveis, Graças à sua arquitetura granular, o ROKIT permite criar soluções customizadas, mantendo absoluta compatibilidade com padrões abertos e facilidades de manutenção, escalabilidade e integração com o ecossistema Bosch, especialmente através do ctrlX AUTOMATION.

Em resumo, a estratégia da Bosch Rexroth para a intralogística combina:

Este ecossistema reduz tempos de integração, permite frotas mistas, moderniza a logística interna e responde aos desafios da Indústria: maior produtividade, adaptabilidade, segurança e interoperabilidade, com redução de custos e complexidade.